Blogueiras amigas

quarta-feira, 16 de março de 2011

A todos os povos que tanto sofrem


"A Terra é um só País e os seres humanos seus cidadãos"                         Bahá'u'lláh"



Mensagem do Secretário Geral da ONU - Dia Internacional da Solidariedade Humana

Mensagem do Secretário Geral da ONU -
Dia Internacional da Solidariedade Humana
(20 de Dezembro de 2010)
O Dia Internacional da Solidariedade Humana salienta a importância de agirmos, unidos, a favor das pessoas mais vulneráveis da sociedade. Uma das expressões mais profundas deste princípio é a Declaração do Milénio, em que os Estados-membros das Nações Unidas incluem a solidariedade como um dos valores fundamentais que devem estar subjacentes às relações internacionais no século XXI.
A Declaração do Milénio afirma que "os problemas mundiais devem ser geridos de forma que os custos e encargos sejam repartidos de acordo com os princípios fundamentais da equidade e da justiça social. Aqueles que sofrem ou que menos beneficiam merecem a ajuda dos mais beneficiados". A Declaração também define um conjunto de objectivos, conhecidos por Objectivos de Desenvolvimento do Milénio – um roteiro com prazos e metas para reduzir a pobreza, a fome e a degradação ambiental e melhorar a saúde e o acesso à educação.
A avaliação dos progressos em matéria de consecução dos Objectivos realizada este ano, nomeadamente no quadro da Cimeira sobre os ODM, mostrou, através de provas concretas, que os governos, as organizações não governamentais, as associações filantrópicas, o sector privado e as Nações Unidas trabalham solidariamente. Muitos países estão no bom  caminho para reduzir a metade a proporção de pessoas que vivem na pobreza extrema, até 2015; a escolarização e o número de raparigas que frequentam a escola têm aumentado e há um maior controlo das doenças.

Apesar destes sinais animadores, subsistem profundas disparidades, entre países e dentro de cada país. Além disso, os progressos em matéria de desenvolvimento, arduamente alcançados, estão ameaçados pela turbulência económica e financeira, a volatilidade dos preços dos alimentos e da energia e os efeitos das catástrofes naturais e das alterações climáticas. A crise económica mundial lançou na pobreza cerca de 64 milhões de pessoas e há mais 30 milhões de desempregados, desde 2007.
Neste Dia Internacional da Solidariedade Humana, comprometamo-nos, como nações e como indivíduos,  a estender a mão aos nossos vizinhos. Vivamos a nossa vida diária manifestando a nossa solidariedade com os menos favorecidos – os pobres, os doentes e idosos, as vítimas de violência, de discriminação ou de violação dos seus direitos – e construamos um mundo melhor para todos.
(Fonte: comunicado de imprensa SG/SM/13314 de 13/12/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , que bom que você veio me visitar.
É um prazer ter voce aqui no meu cantinho!
Participe deixando seu comentário e sua opinião!
Eu vou adorar ler e saber o que você achou, pois só assim poderei melhorar cada vez mais.
Já viu meus outros Blogs ? O clique na foto da gatinha Xaxá e no tacho de cobre.
Um dia iluminado pra voce .