Blogueiras amigas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

dia Mundial da Osteoporose


http://www.cozinhadavice.blog.br/2011/10/20-de-outubro-dia-mundial-da.html

O dia 20 de Outubro, foi instituído o dia Mundial da Osteoporose, para alertar todos, sobre este mal que ataca principalmente as mulheres.
Não sou médica, mas tive caso na família que a pessoa não podia nem sentar com rapidez que já quebrava a bacia (foi terrível). Então sou uma pessoa que tenho muito medo desta doença silenciosa, que pode aparecer sem menos a gente esperar, por isto resolvi fazer esta postagem.
Desde pequena minha mãe sempre falava, toma leite menina, pra ficar forte quando crescer. Naquela época pouco se ouvia falar em Osteoporose, mas pela sabedoria dos antigos, todos já sabiam a falta que o leite pode fazer pra gente.
Mas não é só o leite que temos que ingerir, verduras de folhas verdes, iogurtes, ovos etc. e também precisamos tomar pelos menos 1h de sol diariamente de preferência de manhã.
Meu geriatra me receita uma formula de cálcio(e faz algum tempo que não uso, rsrs) tomo depois do almoço, mas gosto de dar uma pausa, pra descanso, mas logo começo de novo.
Faço exames periódicos de cálcio, e a densitometria óssea, sempre que o geriatra pede.


Bem para variar a ingestão de cálcio, resolvi fazer este iogurte caseiro que tirei do blog da Josy
A Josy faz delícias, quanta coisa boa tem lá. Fiz esta receita dela, e algumas outras que posto depois.


Fiz do jeito que ela ensinou:
Ingredientes:
1 litro de leite
1 copinho de iogurte natural
3 colheres (sopa) de leite em pó


http://cozinhandocomjosy.blogspot.com/


Bolo de Iogurte c/Cobertura de Chocolate/Novidades

Aproveitando a minha safra (rsrsrs) de iogurtes caseiros, minha turma pediu que eu fizesse um bolinho de iogurte, com cobertura de chocolate. Como estou tentando fazer uma dieta (tentando!) e minha tia não está podendo comer muitos doces, eu fiz duas receitas,  um com cobertura e outro sem, de qualquer forma, ficou uma delicia.

Ingredientes

4 ovos
1 copo de iogurte natural
2 copos (do iogurte) de açúcar
 ( usei 1 copo em uma receita)
2 copos (do iogurte) de farinha de trigo
1/2 copo (do iogurte) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura de chocolate

200 grs de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o iogurte e o óleo. Bater por uns 2 minutos. Em seguida despeje essa mistura em uma tigela e acrescente a farinha de trigo e o açúcar aos poucos e misture bem com uma colher até obter uma massa lisa e uniforme. Por fim, acrescente o fermento e misture bem. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês (ou de sua preferência) untada com margarina, açúcar e canela. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.


Desenforme o bolo, e cubra com o chocolate derretido no microondas.


Bom Apetite!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , que bom que você veio me visitar.
É um prazer ter voce aqui no meu cantinho!
Participe deixando seu comentário e sua opinião!
Eu vou adorar ler e saber o que você achou, pois só assim poderei melhorar cada vez mais.
Já viu meus outros Blogs ? O clique na foto da gatinha Xaxá e no tacho de cobre.
Um dia iluminado pra voce .