Blogueiras amigas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Portugal - terra de contrastes...quatro dias é muito pouco

Por isso em Lisboa e nesta região se encontram monumentos manuelinos do maior realce, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, que se exibem à luz radiosa da cidade. O moderno espaço de lazer do Parque das Nações prova que a ligação ao rio ainda hoje se mantém. Aqui encontra, por exemplo, a assinatura de Álvaro Siza num dos edifícios que acolheram a última exposição mundial do séc. XX, sob o tema dos Oceanos. Em contraponto, não perca os pitorescos bairros medievais de Alfama e Mouraria, coroados pelo Castelo que, com o Bairro Alto do outro lado, confluem na Baixa pombalina.





Resumo Histórico - Obidos

Pela sua excelente localização junto ao mar e como os braços da Lagoa chegavam ao morro, estas terras desde sempre foram habitadas, o que se confirma pela estação do Paleolítico Inferior do Outeiro da Assenta. Aqui se formou um castro Celtibero, voltado a poente. Sabe-se que aqui comerciaram os fenícios, e hoje com mais propriedade que os Romanos aqui se estabeleceram, sendo provável que a torre sul do Facho, tenha tido a sua origem numa torre de atalaia de construção romana, como posto avançada da cidade de Eburobrittium, grande urbe urbana encontrada e em fase de trabalho arqueológico. 

Em tempos longínquos o local foi ocupado pelos Celtas mas foi a romanização que transformou esta região culturalmente. A sua presença permanece nos vários vestígios arqueológicos guardados no Museu Nacional Machado de Castro, construído sobre o criptopórtico da Civita Aeminium, o forum da cidade romana. Depois vieram os visigodos entre 586 e 640, alterando o nome da localidade para Emínio. Em 711, passa a ser uma cidade mourisca e moçarabe. Em 1064 é conquistada pelo cristão Fernando Magno e governada pelo moçarabe Sesnando.
A cidade mais importante ao Sul do Rio Douro, é durante algum tempo residência do Conde D. Henrique e D. Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, que aqui nasceu. Por sua mão é integrada em território português em 1131. Datam desse tempo, em que Coimbra foi capital do reino, alguns dos monumentos mais importantes da cidade: a Sé Velha e as igrejas de São Tiago, São Salvador e Santa Cruz, em representação da autoridade religiosa e das várias ordens que aqui se estabeleceram. 






Cidade das Universidades
 Porto - voltarei com toda certeza


Adicionar legenda
Esse show vale a pena assistir : http://www.herancamagna.pt

Um bom fado : https://www.facebook.com/pages/Heran%C3%A7a-Magna/295533837207331




Adicionar legenda

Vinho Sandman https://www.facebook.com/pages/Vinho-do-Porto/21458873593









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , que bom que você veio me visitar.
É um prazer ter voce aqui no meu cantinho!
Participe deixando seu comentário e sua opinião!
Eu vou adorar ler e saber o que você achou, pois só assim poderei melhorar cada vez mais.
Já viu meus outros Blogs ? O clique na foto da gatinha Xaxá e no tacho de cobre.
Um dia iluminado pra voce .