Blogueiras amigas

sábado, 25 de janeiro de 2014

460 anos - Parabéns minha Sampa querida.

Minha Querida Sampa


Hoje a minha querida Sampa festeja 460 anos.
Gosto imensamente desta senhora que abraça todos
que nela procuram seu colo.
Para ela não existe raça, credo, cor.
Todos são muito bem-vindos.
Trata com carinho quem dela trata.
Pune quem dela zomba.
É justa. É leal.
Sempre está pronta para ajudar quem se ajuda.
Ultimamente ela anda meio desgostosa.
Tratam-na com um certo desleixo e alguma indiferença.
Não gosto quando não a respeitam.
Piso nas tamancas.
Aliás, ultimamente, é o que mais faço.
Pisar nas tamancas quando acontece algo que lhe faz mal.
Certa parcela da população, que ela acolheu, ultimamente anda meio zombeteira.
E ela não entende muito bem o que se passa.
Creio que está na hora desta senhora começar a se rebelar.

Teresa Santos
25/01/2014


Ibira_Caio_470x200Com programação cultural, musical, infantil e para toda a família, São Paulo completa 460 anos no melhor estilo. Confira a agenda e comemore o aniversário da cidade. 

Praça da República
No dia 25, na Praça da República, a abertura da celebração do aniversário da cidade será com Paulinho da Viola, às 17h. Na sequência, às 20h, começa um baile black comandado pelo grupo Os Opalas, com Skowa, Jair Rodrigues e Karol Conká. Keith Sweat encerra a noite com seu repertório R&B.

Trólebus
O Passeio Turístico de Trólebus passa por vias importantes do centro histórico e cultural da cidade, contando assim um pouco da história de São Paulo. Serão disponibilizados 15 trólebus, para a viagem de aproximadamente 40 minutos, que tem o Pateo do Collegio como ponto de partida e termina na Rua Venceslau Brás, perto da Praça da Sé. Das 9h às 15h do sábado, dia 25, será possível aproveitar o passeio que dará direito a guias de turismo, os quais contarão um pouco da história do centro da cidade durante o trajeto.

Parque Ibirapuera
A programação que ocorre no parque vai proporcionar aulas gratuitas de artes marciais e atividades físicas, atrações para as crianças, como contação de histórias e espetáculos teatrais, espaço para descanso e lazer com música ambiente e uma sessão de cinema para encerrar o dia.

E, para os apreciadores de música, novos talentos de São Paulo irão se apresentar gratuitamente. 

Outra atração do parque mais visitado da cidade será um show de imagens e luzes em homenagem aos 460 anos da capital. 

Este ano a trilha sonora é no ritmo de hip-hop, composto e musicado especialmente para o evento. Outra grande atração é a sincronização das águas e músicas com um dançarino de rua, o que dá a sensação de que ele está controlando os movimentos das águas durante o espetáculo.

Além do hip-hop, outros ritmos musicais também estarão presentes, como a valsa, o rock, o repente, a MBP e a música erudita. A trilha sonora foi concebida com o conceito “São Paulo, Capital da Música”, assim, o público poderá ouvir músicas de Rita Lee, Adoniran Barbosa, Beethoven, Alberto Nepomuceno e George Gershwin, este em uma inusitada fusão com heavy metal.
Pateo Collegio_100513_Foto_JoseCordeiro_0012 (2)
Pateo do Collegio
A exposição “Jesuítas nas Fronteiras”, em cartaz no Pateo do Collegio, reúne obras raras, entre elas a segunda edição do livro "Vita Christi", de Ludolfo da Saxônia, datada de 1578, expostas pela primeira vez. 

Praça das Artes
Especialmente voltada para o público infantil, a programação da Praça das Artes, para o dia 25, inclui a atração musical “A Galinha Pintadinha”, peças de teatro e animação como “Vila Tarsila” e “Buraco no Muro”, e o grupo Pequeno Cidadão, formado por Edgard Scandurra, Taciana Barros e Antonio Pinto, canta acompanhado de seus respectivos filhos.

No primeiro andar, um espaço de convivência será montado para as crianças. Para as com idade entre 0 e 36 meses haverá, além de outras atividades, Oficina de Sensações e Oficina dos Arteirinhos, para as de 3 a 6 anos terá Oficina do Meio Ambiente e Oficina de Argila e, para as de 6 a 10, Oficina de Xilografia e de Construção de Luminária.  

Estará disponível ainda espaço para as brincadeiras e apresentações e contações de histórias.

Mercado Municipal 
O Mercadão terá shows com ícones do samba nos dias 24, 25 e 26 de janeiro. Na véspera do aniversário, às 20h, o grupo “Na palma da mão” se apresenta e, às 22h, “Sampagode”, com Leci Brandão. No aniversário da cidade, a banda “Eu Tu Eles” se apresenta às 13h e, às 15h, Demônios da Garoa. No dia 26, ao meio-dia, Dona Inah sobe ao palco e, às 14h, o grupo Chorando as Pitangas. 

Praça Cívica Ulisses Guimarães
Nomes como Menor do Chapa, Bonde das Maravilhas, Leo da Baixada, Mc Gui promovem um grande “pancadão” na praça no dia 26, às 14h.
foto mv bill (em alta) 1 -  foto de Bob Wolfenson
Praça Heróis da FEB
Localizada em Santana, a praça recebe uma programação a partir das 11h do dia 25 de janeiro, com o Núcleo Pavanelli. À tarde, artistas de punk-rock, como os grupos Esgoto e Juventude Maldita, agitam o público. E o encerramento tem artistas de rap como Dexter e MV Bill.

Parque do Carmo
Na zona Leste a festa fica por conta dos shows de Flora Matos, Lurdez da Luz, Rappin’ Hood, que tocam ao longo do dia. O encerramento, às 20h, fica por conta de Jorge Aragão.

Largo da Batata
Localizado na zona Oeste da cidade, o Largo recebe programação nos dias 25 e 26 de janeiro com Planta e Raiz, Eduardo Dussek, Mercenárias e encerramento dos gaúchos do Cachorro Grande. No domingo, a festa continua a partir das 14h com Anastácia, Poesia Maloqueirista e encerramento com o cantor e compositor Odair José.

Largo da Piraporinha
Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do programa The Voice Brasil, Samba da Laje, Rael e Emicida estão entre as atrações do Largo da zona Sul.

museuportuguesa_caio
Museu da Língua Portuguesa 
Para o aniversário da cidade, o museu da língua ficará aberto até às 20h e programou eventos especiais para a data. 

No dia 25 de janeiro, às 15h, acontecerá o lançamento do livro Convite Paulistano, de Sandra Lopes, que será marcado por um bate-papo com a autora sobre a relação com os espaços culturais da cidade. O evento acontecerá no espaço térreo da Estação da Luz, ao lado do saguão. 

Às 18h, haverá a exibição do filme "A musa impassível", cuja narrativa estimula o leitor a observar a Estação da Luz e outros pontos marcantes do bairro. 

Além disso, é possível ainda visita à exposição temporária “Cazuza mostra sua cara” e a mostra “Esta Sala é Uma Piada”, que apresenta 36 obras exibidas na 40ª Edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Chefs na RuaO Chefs na Rua levará mais uma vez ao centro da cidade grandes nomes da cozinha atual servindo pratos a preços acessíveis. Serão 15 barracas que ficarão localizadas na Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Theatro Municipal.

Memorial da América Latina
Replicando a cerimônia de lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, a ala das baianas da Escola de Samba Camisa Verde e Branco traz uma mistura de ervas aromáticas para banhar a Escultura da Mão, símbolo de São Paulo, projetada por Oscar Niemeyer. 

A festa reúne os principais sambistas da Camisa Verde e Branco, celebrando o aniversário da cidade no mesmo ano em que se comemoram também os 25 anos de Memorial e os cem anos da Escola de Samba da Barra Funda. 

O público acompanha todo o percurso, como em um desfile de carnaval, interagindo e dançando juntos em uma roda de samba que volta ao ponto de partida do cortejo, onde eles jogam a saudosa “Tiririca” – uma antiga capoeira que acontecia no bairro da Barra Funda.

Dá Pé Conhecer São Paulo A agência Andanças Viagens & Turismo vai disponibilizar, a partir das 10h30 no Metrô Sé, o roteiro “Dá pé conhecer São Paulo”, com trajeto que começa na Catedral da Sé, passa por marcos importantes da cidade, como o Largo São Francisco e o Viaduto do Chá, e termina na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao metrô Anhangabaú. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia e custa R$ 15 por pessoa.

City Tour a pé – O aniversário é de São Paulo mas quem ganha é você!
A agência Habitat Natural Turismo organizará, no dia 25 de janeiro, o roteiro “City Tour a pé – O aniversário é de São Paulo mas quem ganha é você!”, onde o interessado paga o quanto achar que vale a experiência dotour. O ponto de encontro é o quiosque Sampa in Stampa, localizado no Shopping Light, na região do Viaduto do Chá, e tem duração estimada de quatro horas, com distribuição de brindes e encenação de personagens surpresa durante o tour.
Edvaldo Santana (Divulgação)
Casa Guilherme de AlmeidaPara comemorar o aniversário da cidade, a Casa Guilherme de Almeida, localizada na Rua Macapá, 187, na zona Oeste de São Paulo,  terá uma programação especial e gratuita no sábado, 25 de janeiro. A partir das 14h haverá a exibição de “São Paulo em festa”, documentário de Lima Barreto produzido em 1954. A partir das 15h30 haverá o show de Edvaldo Santana,  com canções refletem suas andas e reflexões sobre a cidade.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
No dia 24 de janeiro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade homenageará a cidade, e o autor paulistano, com o evento Antropofagia Paulistana. 

A programação inclui a exibição de Symphonia da Metrópole, filme de 1929 realizado por Rudolph Rex Lustig e Adalberto Kemeny. A exibição terá acompanhamento musical de Livio Tragtenberg e Wilson Sukorski e a encenação da peça "Chegança do Almirante Negro na Pequena África", que traz Oswald de Andrade narrando, em forma de epopeia, a história do líder da Revolta da Chibata, João Cândido. 

Haverá também uma Feirinha Gastronômica inspirada no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Na tentativa de mostrar uma São Paulo que “deglute o mundo”, serão vendidos pratos brasileiros influenciados pela culinária estrangeira.

Para o público infantil, a oficina traz o espetáculo "Operilda na Orquestra Amazônica". Com música ao vivo, a peça conta a história de Operilda, feiticeira que recebe a missão de contar para as crianças a história da música erudita no Brasil.

Música eletrônica 
Na véspera do aniversário da cidade, dia 24 de janeiro, acontece o "We Love São Paulo Festival 2014", no Complexo Audio, na Barra Funda. Com ingressos que variam entre R$ 70 e R$ 150, o festival contará com a presença de artistas internacionais, como os DJs R3hab, Goldfish e Matthias Tanzmann. Entre os nacionais estão Victor Ruiz e Du Serena.

Ícones arquitetônicos de São Paulo como o Masp, Parque Ibirapuera, Edifício Martinelli, Viaduto do Chá, Pinacoteca e Avenida Paulista serão projetados nas duas pistas da casa. 

Voo de helicóptero
A Helimarte oferece sobrevoos panorâmicos que são opções diferentes e originais para aproveitar e comemorar o aniversário de São Paulo.

Anhembi, Sambódromo, Parque da Luz, Estação da Luz, Mercadão, Praça da Sé, Prefeitura, Viaduto do Chá, Theatro Municipal, Edifício Itália, Copan, Praça da República, Praça Roosevelt, Liberdade, Museu do Ipiranga, Av. Paulista, Masp, Trianon, Higienópolis, Estádio do Pacaembu, Jardins, Ibirapuera, Aeroporto de Congonhas, 23 de Maio são alguns dos lugares visitados nesse tour aéreo. 

Os passeios saem do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, e, por aproximadamente 30 minutos, visitam mais de dez bairros e mais de 20 pontos turísticos.

Os preços variam de R$ 990 a R$ 1650.

The Voice Tour
Após encantar milhares de pessoas na TV, os quatro finalistas da segunda temporada do programa The Voice irão se apresentar no palco do HSBC Brasil, em São Paulo, dia 25 de janeiro. Com direito a meia-entrada, os ingressos variam entre R$ 100 (Pista, 1° lote) e R$ 200 (Camarote).

Os finalistas são o cantor Pedro Lima, do time de Lulu Santos; Lucy Alves, do time de Carlinhos Brown; Rubens Daniel, do time do cantor Daniel e o vencedor da edição de 2013, Samuel Alves, que representou a cantora Claudia Leite.

Um comentário:

  1. Que homenagem linda à tua cidade, minha querida! além do mais, super cultural...amei! bjs

    ResponderExcluir

Olá , que bom que você veio me visitar.
É um prazer ter voce aqui no meu cantinho!
Participe deixando seu comentário e sua opinião!
Eu vou adorar ler e saber o que você achou, pois só assim poderei melhorar cada vez mais.
Já viu meus outros Blogs ? O clique na foto da gatinha Xaxá e no tacho de cobre.
Um dia iluminado pra voce .