Blogueiras amigas

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ADVENTO : a preparação para o Natal

Aproveitando esse clima alegre hoje , vou falar de um assunto mais sério , a chegada do Natal.
O que é para cada um de nós ?
Para mim desde criança era uma celebração , as pessoas lá de casa ficavam mais alegres , meu irmão batucava nas mãos a música do sapatinho na janela do quintal......
Na minha casa não haviam muitos enfeites , era sempre a mesma arvore de natal prateada com as bolas vermelhas , a mesma peneira de vime com uma bola vermelha , amarela e azul na porta e o mais importante o menino Jesus deitado numa baixela de prata com palha dentro.
Meu pai lia um trecho da biblia e celebravamos o NATAL de forma simples mas mágica.
Eu sempre imaginei o NATAL como os de filmes, bem enfeitado pois é uma celebração única.
Cada enfeite foi  escolhido como uma homenagem.
O nascimento de um ser iluminado, e que nossa alegria deveria ser mostrada alem da caridade com o proximo, por isso amo o NATAL e decoro o melhor que posso. Parece bobagem mas me sinto com 5 anos na frente da minha árvore.



A palavra Advento vem do latim “adventus” que significa chegada, vinda. É o tempo de preparação para a solenidade do nascimento de Jesus Cristo, que se iniciou no dia 30 de novembro e termina em 24 de dezembro. Esse tempo litúrgico forma o Ciclo do Natal.

O Advento é tempo de oração, que ora e suplica para que Cristo seja conhecido entre todos os povos, seja sinal de esperança e sinal de salvação para todos num mundo marcado por guerras, violências, divisões, incredulidades, soberba, auto-suficiência. O Advento é um tempo de espiritualidade que deve nos comprometer na tarefa pela construção de “novos céus e novas terras”. 
Independente de qual seja sua religião o Natal agrega, sensibiliza  e comove a todos


São Nicolau









Uma lenda cercada de mistério e magia

Quem nunca acreditou em Papai Noel? E se decepcionou quando um coleguinha da escola contou a verdade ????
Contar as crianças a estória  de São Nicolau faz com que elas não percam a magia, o sonho e nem por isso deixa de ser verdade.
Na minha opinião , Papai Noel é a primeira mentira que se diz a uma criança, sempre contei aos meus essa estória, acho que deu certo.
Pois Papai Noel só existe PARA QUEM ACREDITA NELE.
Dia 06 de Dezembro dia de colocar o sapatinho na Janela do quintal .....

Um velhinho com roupas vermelhas, barba branca, cinto e botas pretos que passa de casa em casa para deixar presentes às famílias. De geração em geração, a lenda do Santa Clauss ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo. Será que ele existe? Será lenda? Bem, isso depende de cada um. 
Mas diz a história que o bom velhinho foi inspirado na figura de um bispo que de fato existiu.
São Nicolau nasceu no século 3, em Patras,  participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai. Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.
 Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo tornou-se arcebispo de Mira.
Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. O pai, afim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo.
Os holandeses, no século 17, levaram para os Estados Unidos a tradição de presentear as crianças usando a lenda de São Nicolau - a quem eles chamavam Sinter Klaas. Os verdadeiros impulsores do mito de Santa Claus - nome que o Papai Noel recebeu nos Estados Unidos - foram dois escritores de Nova York. O primeiro, Washington Irving, escreveu em 1809 um livro em que São Nicolau já não usava a vestimenta de bispo, transformando-o em um personagem bonachão e bondoso, que montava um cavalo voador e jogava presentes pelas chaminés. Em 1823, um poema de um professor universitário, Clement C. Moore, enalteceu a aura mágica que Irving havia criado para a personagem, trocando o cavalo branco por renas que puxavam um trenó.
Ao longo do século 19, Santa Claus foi representado de muitas maneiras. Ele teve diferentes tamanhos, vestimentas e expressões, desde um gnomo jovial até um homem maduro de aspecto severo. Em 1862, o desenhista norte-americano de origem alemã Thomas Nast realizou a primeira ilustração de Santa Claus descendo por uma chaminé, embora ainda tivesse o tamanho de um duende. Pouco a pouco ele começa a ficar mais alto e barrigudo, ganhar barba e bigode brancos e a aparecer no Pólo Norte.
 O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela publicidade comercial. Em 1931, a Coca-Cola encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast para torná-lo ainda mais próximo. Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado e assim nasceu - de uma propaganda da Coca-Cola! - o Papai Noel que a gente conhece.



4 comentários:

  1. Adorei suas palavras sobre o natal e concordo. eu também sempre sonhei com aqueles natal dos filmes, tudo bem lindo e enfeitado. Mas o importante é preparar o coração pra receber o menino Jesus.
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo post... obrigada por compartilhar na Galeria! Tua árvore está linda.... os outros detalhes, muito fofos tb! Eu aaaamo esse clima de Advento e Natal! Abs. Marion

    ResponderExcluir
  3. eu tambem estou na galeria da marion, da uma espiadinha:

    http://anacristinap.blogspot.com/2011/11/do-outro-lado-da-cama.html

    bom final de semana, bjo bjo

    ResponderExcluir
  4. OI Silvinha!!!!!!!!!!!!
    Amei sua postagens esta linda!!!
    As suas palavras as imagens...
    bjssssssssss
    Um lindo dia para ti.
    Vim atraes do Mosaico da Marion.

    ResponderExcluir

Olá , que bom que você veio me visitar.
É um prazer ter voce aqui no meu cantinho!
Participe deixando seu comentário e sua opinião!
Eu vou adorar ler e saber o que você achou, pois só assim poderei melhorar cada vez mais.
Já viu meus outros Blogs ? O clique na foto da gatinha Xaxá e no tacho de cobre.
Um dia iluminado pra voce .