Blogueiras amigas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Feliz dia de Reis

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo.
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino.
A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.
Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto.

Quando eu era criança , era o dia de ganhar presentes, não no Natal que era apenas religioso, com o passar dos anos a tradição foi trocada, mas no dia de reis eu ainda ganhava um trocadinho para simbolizar o presente. Minha mãe fazia o bolo de reis , vou postar no  meu outro  Blog a receita.
Quando viemos morar em Santa Catarina e passávamos as festas e ferias em Florianópolis , mas precisamente na Barra da Lagoa, conheci a cantoria de reis açoriana , muito bem preservada pelos " Manezinhos" da Ilha.


Esse era o nosso point , bem na frente dos bombeiros. 
Na maioria do tempo eu ficava com duas crianças pequenas e muitos sobrinhos , sem duvida era mais seguro . 
Foram férias  inesquecíveis e posso dizer que sem sombra de duvida, que foi uma das épocas mais felizes de nossa vida , passávamos as férias escolares  , quase  o verão inteiro, iam a gata , a cachorra (Dog Alemão) e todos dentro de uma pampa... AHHHHHHHHHH meus trinta e poucos anos .....

5 comentários:

  1. O Brasil é tão grande, e igualmente encantador com as tradições que ainda mantém em cada pedacinho deste país.
    E é muito gostoso tomar conhecimento dessas tradições... obrigada por compartilhar!

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Silvia querida!
    Adorei a postagem e saber um pouco mais da tua história...bjsss

    ResponderExcluir
  3. olá tudo bem? conheci teu blog no blogueiras unidas e já estou te seguindo...me segue de volta... gostei muito do que vc faz, belo trabalho parabéns!!....bjoss

    Feminilidade: www.casadobordado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi Silvinha obrigada pela visita...respondendo a sua dúvida de um esmalte claro para cobrir uma unha roxa tem o pétala branca da colorama, ele é bem leitoso e bem branco, mais mancha um pouquinho para esmaltar tenta passar umas 3 camadas ou o imagine da colorama é um rosinha muito delicado tb...espero ter ajudado...bjoss e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olá Silvia, participo do Blogueiras Unidas(880) e vim conhecer seu cantinho que achei muito "aconchegante". Amei suas postagens. Já sou sguidora.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá , que bom que você veio me visitar.
É um prazer ter voce aqui no meu cantinho!
Participe deixando seu comentário e sua opinião!
Eu vou adorar ler e saber o que você achou, pois só assim poderei melhorar cada vez mais.
Já viu meus outros Blogs ? O clique na foto da gatinha Xaxá e no tacho de cobre.
Um dia iluminado pra voce .